No dia 21/05, foi aprovada por ampla maioria em Assembléias Gerais de docentes, servidores e estudantes, a greve unificada na UFF a partir do dia 28/05.  Chamamos todas e todos estudantes, trabalhadoras e trabalhadores para construir essa greve pela base, para termos vitória sobre o Governo e a Reitoria burguesa.

A Universidade Federal Fluminense passa por um processo de sabotagem e precarização bancados pela Reitoria e pelo Governo Federal do PT. O corte de mais de 30% do orçamento para a Educação atinge somente a classe trabalhadora na Universidade com arrocho salarial às servidoras e servidores, não-pagamento dos salários de terceirizadas e terceirizados e cortes nas bolsas estudantis. A criação de tal crise tem o claro papel de fazer a classe trabalhadora na universidade trabalhar mais para ganhar menos, aumentar a evasão estudantil de estudantes pobres que dependem de bolsas para a permanência e assim baratear todos os serviços da universidade. A alta-burocracia das diretorias e reitoria não sofre com tais cortes, nem sofrerão as fundações privadas de cursos pagos, os bancos e grandes empresas que usam da univesidade para seu lucro privado.

Temos de lutar por moradia estudantil e restaurantes uniersitários para todas e todos (em todos os campi do interior e pela expansão das vagas já existentes em Niterói), por um hospital universitário público para toda a população, para que nenhum curso seja precarizado (pela abertura imediata de nova vagas em Seriço Social, por novos prédios de Biologia e do IACS – que sofrem risco de desabamento). Temos de lutar contra qualquer forma de arrocho salarial, em unidade as trabalhadoras e trabalhadores da UFF, temos de lutar contra a tercerização e o trabalho escravo na universidade – muitas funcionárias e funcionários não receberam todos os salários atrasados e trabalham de graça para o lucro das empresas tercerizadas, sendo criminalizadas por lutar. Temos de lutar contra o avanço das medidas reacionárias do governo contra a classe trabalhadora – contra a PL4430 e os MPs 664 e 665. Temos de lutar para que nenhuma trabalhadora, trabalhador ou estudante seja perseguido e criminalizado por lutar – contra as perseguições ao SINTUFF, às terceirizadas e estudantes – Liberdade para Rafael Braga e Igor Mendes, fim dos processos contra os 23!

Não temos motivos para estar em aula, temos milhares de motivos para estar em greve! por Permanência Estudantil e pelos direitos das trabalhadoras e trabalhadores! Contra a terceirização, a precarização e o arrocho salarial! Contra a criminalização do movimento!

CONSTRUIR A GREVE GERAL!